Fatos Históricos

Livro mostra primeira rota da água encanada em Curitiba

A temática retratada na obra fez parte da vida da autora desde muito cedo, através da experiência do seu pai, o administrador aposentado Antônio José de Pauli Cordeiro, que por mais de quatro décadas trabalhou na Sanepar, dedicando-se ao saneamento. “Conheci a importância do abastecimento dentro de casa, onde o assunto fazia parte do nosso dia a dia familiar.
.
Quando buscava um tema relevante para pesquisar no mestrado, atentar para a riqueza histórica das primeiras fontes de abastecimento foi uma escolha natural”, explica.A bióloga e gestora ambiental da Sanepar Ana Cristina do Rego Barros acompanhou a pesquisa de Lorena junto ao núcleo de conservação dos Mananciais da Serra gerido pela Sanepar.
.
Para ela, além do valor histórico para o patrimônio paranaense, a importância do trabalho está em registrar um caso pioneiro de desenvolvimento sustentável.“Um projeto que, desde os idos de 1911, previa medidas de preservação florestal não só foi desafiador para a época como ainda permanece visionário à luz dos conceitos atuais de sustentabilidade.
.
Isso mostra que no Paraná, desde o princípio, percebeu-se que o cuidado com a biodiversidade afeta diretamente a disponibilidade e qualidade da água para o abastecimento e sobrevivência humana”, avalia Ana.Outro aspecto relevante da obra, segundo a bióloga, é sua “capacidade de compilar fontes tão diversas em uma análise única, gerando um livro que extrapola o âmbito acadêmico, sendo capaz de alcançar a população em geral – que é a quem a história realmente interessa. Afinal, a história da água é a de toda sociedade”.
.
CONTEÚDO – Em três capítulos, a obra aborda aspectos históricos do uso dos mananciais da Serra do Mar, localizados em Piraquara, para o abastecimento público. Identificando a paisagem, a população local e os usos dos terrenos desde 1906, a autora demonstra como a natureza era descrita. À época, ainda intocada e paradisíaca, influenciando na escolha do local como fonte de abastecimento.

AEN

Comments

comments

Shares