O extinto “91 Minutos” da Rádio Rock surgiu em 2003

O programa “96 Minutos” surgiu em Curitiba quando a equipe  que coordenava a Rádio CBN local deixou a emissora em 2003, por incompatibilidade profissional com um chefe temporário, que não era da área. E que havia sido trazido pelo então proprietário, Mário Celso Petráglia, presidente do Clube Atlético Paranaense, para quem ele  trabalhava.

Na busca por outro espaço profissional, a equipe coordenadora da CBN criou o “96 Minutos” na Rádio Rock, na época a 96,3 FM, dirigida por Aldo Malucelli.

O programa trouxe muitas novidades: Um espaço jornalístico, de cultura e entretenimento, das sete às nove da manhã, com conteúdo e temas locais. E uma grande equipe de comentaristas convidados de várias áreas. Até aquele momento, só a Rádio CBN tinha programas realmente jornalísticos em Curitiba.

A nova proposta era falar de temas de real interesse do ouvinte. Com o tempo, o programa  “96 Minutos” se tornou muito imitado em Curitiba. Os comentaristas, revelados pela Rádio Rock, foram sendo levados por várias outras emissoras e canais de televisão, principalmente pela produção do “Bom Dia Paraná” da RPC.

O nome “96 Minutos” vinha da frequência da emissora 96,3 fm.  Mas quando a Rádio Rock teve que mudar de frequência, para dar lugar à Rádio Band News, em janeiro de 2005, a programação da emissora foi transferida para a 91,3 FM. Assim o nome mudou para “91 Minutos”, título que manteve até  a extinção da emissora e do programa, em 2012.

Quando o grupo J. Malucelli comprou a CBN Curitiba, em março de 2004, a chefia  temporária foi trocada, a emissora voltou a ser jornalística e entrou em recuperação. A equipe inicial de jornalistas, José Wille, Gladimir Nacimento e Michelle Thomé foi convidada a voltar para a CBN Curitiba pelo empresário Joel Malucelli, o novo proprietário.

Com a saída desta equipe da Rádio Rock, a psicóloga e advogada Maria Rafart assumiu definitivamente a apresentação diária. Esta fase começou em agosto de 2005. Maria Rafart permaneceu na apresentação até se mudar para a Rádio Transamérica Light, levando vários comentaristas, emissora em que continua até hoje com o programa “Light News”.

Finalmente o programa original, da Rádio Rock & News,  saiu do ar, depois de quase nove anos, quando a emissora passou a retransmitir a programação nacional da Rede Mix. Na última fase o programa foi apresentado pelo jornalista Álvaro Borba, com uma nova equipe de comentaristas e alguns dos antigos integrantes.

Hoje Álvaro Borba produz vídeos no seu canal “Meteoro”, hoje com o maior número de seguidores, com quase um milhão no YouTube no Brasil.

Veja também:O fim do programa “96 Minutos” da Rádio Rock em 2012.

 Início do primeiro programa em 8 de maio de 2003.

O falecido professor Belmiro Valverde com a jornalista Michelle Thomé e Gladimir Nascimento, no lançamento do programa “91 Minutos” da Rádio Rock & News em 8 de maio de 2003.
Mário Negrão, Gladimir Nascimento, Maria Rafart, Marden Machado, Michelle Thomé e José Wille em 2004.

Comments

comments

Shares