Destaques

A Rede CBN completou 30 anos. Relembre o início em Curitiba

 

A Rede CBN foi criada pelo Sistema Globo de Rádio em 1991, e chegou à Curitiba em cinco de maio de 1995,  fazendo parte do grupo paranaense Inepar.  Foi a primeira rádio exclusivamente jornalística em FM do Paraná, em um época em que esta faixa era apenas musical. E a primeira grande dificuldade foi  se consolidar em um mercado sem  a tradição de radiojornalismo isento, trazendo um modelo moderno de informação.
Inicialmente a CBN transmitia em 550 AM e em 90.1 FM. E foi a primeira emissora do Paraná com áudio na internet a partir de 1996. O primeiro portal de rádio paranaense com jornalismo atualizado e podcast foi criado pela emissora em 2003, armazenando e disponibilizando todos os debates, entrevistas e comentários. Mas todo este importante acervo histórico acabou perdido na fase que foi iniciada em 2013.
Outra inovação do início foi quando a CBN lançou em 1995 um canal de áudio na NET Curitiba, na TV a cabo, sendo também a primeira a criar esta opção no Paraná, com o rádio na TV, sendo possível ouvir uma rádio de notícias pela televisão. 
Houve um grande investimento inicial do grupo Inepar na compra de novos transmissores e uma nova antena que, na época, fizeram da CBN a FM mais potente do Paraná, com 110 mil watts. Mas os primeiros anos foram de grandes dificuldades para a CBN Curitiba, por ser uma novidade no mercado. A consolidação veio somente quando o Grupo J. Malucelli comprou a Rádio CBN, e deu novo impulso profissionalizado para a emissora a partir de 2004. Neste mesmo ano a Rádio Globo 670 am, que havia sido lançada com a programação do Sistema Globo de Rádio em Curitiba em setembro de 2003, foi transferida para a sede da CBN.    
Imagens da Rádio CBN Curitiba na fase inicial. Gravação em dezembro de 1996.

 

Clique aqui para encontrar o grupo “Memória do Rádio no Paraná” criado por este portal no Facebook.
E aqui está o grupo Memória do Rádio Brasileiro”. 

 

 

 

 A CBN Curitiba em 2013

 

 

 

 

Comments

comments

Shares