Fatos Históricos

O maior acidente da aviação na região de Curitiba

 

Foi um avião Convair como este, da foto acima, que caiu em 1958, perto da Colônia Muricy, em São José dos Pinhais. Foi o segundo maior acidente aéreo da história do Paraná, com 18 mortos, entre os 24 ocupantes. O final da tarde era de chuva forte e o avião pode ter sido atingido pelo vento, quando se preparava para descer no Affonso Pena.

 

,

Vídeo sobre o acidente.

,

Foi o segundo acidente do Paraná em número de mortes: Morreram o então senador e ministro da Justiça, Nereu Ramos, o governador de Santa Catarina, Jorge Lacerda, e o deputado federal Leoberto Leal.  Entre os mortos estavam ainda os cinco tripulantes, e o padre Osvaldo Gomes, um dos fundadores do Colégio Nossa Senhora Medianeira. O avião tinha saído de Porto Alegre, com escala em Florianópolis.

Em Curitiba o piloto sobreava a região, esperando autorização para descer, que viria da torre de controle do aeroporto. Mas houve preferência para uma decolagem. O avião da Cruzeiro, pilotado pelo comandante Licínio Correia Dias, caiu logo a seguir na região de Capão do Cerrado, próximo à Colônia Muricy, em São José dos Pinhais, a 30 quilômetros de Curitiba.

 

.

.

Nota da Aeronáutica no histórico de acidentes: 

6 De Junho – O avião Convair CV-440 da Cruzeiro do Sul, procedente de Florianópolis (SC), acidentou-se durante o pouso em São José dos Pinhais, vitimando 18 dos 24 ocupantes. Também faleceram no acidente o Ex-Presidente da República Nereu Ramos, o Governador de Santa Catarina Jorge Lacerda e Leoberto Leal, então deputado federal.

.

.

Os jornais da época:

.

estadão ---- avião - 1958 - 19580617-25497-nac-0052-999-52-not

 

 .

.

 

.

.Veja abaixo as fotos do acidente, postadas por Beatriz Brito, de São José dos Pinhais.  Ela conta que o avô Rolf era taxista e gostava de fotografia. Estas fotos foram feitas por ele, no dia do acidente. O taxista, já falecido, dizia não haver outro registro fotográfico do caso.

 

avião sjp 2 jws

.

avião sjp 3 jws

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Veja abaixo mais algumas fotos sobre o caso enviadas por Eduardo Scherrer

Modelo do avião acidentado em 1958

 

 

 

Licínio Correa Dias, comandante do avião no acidente de 1958. Ele iniciou como cabo na aviação militar em 1930. Em 1934 entrou para o Sindicato de Aviação  Condor. E já tinha 28 anos de vivencia na aviação.

 

  • Se usar imagens e textos deste portal, lembre-se de dar os devidos créditos:   memoriaparanaense.com.br  

 

 

 

.

.

Comments

comments

Shares