Memória

A fábrica do DKW no Brasil em 1964

 

A DKW  ( falava-se  Dekavê, na época ) foi uma fábrica alemã, fundada em 1916, pelo engenheiro dinamarquês Jørgen Skafte Rasmussen.  Em 1932, com a grande depressão,  ele se uniu a outras três fábricas: a Audi, a Horch e a Wanderer,  para formar a Auto Union.  

Em 1957 este grupo foi comprado pela Daimler-Benz e, em 1964, pela Volkswagen, passando então a ser chamado Audi. A sigla DKW significava inicialmente “Dampf-Kraft-Wagen”, carro de força a vapor,  em alemão,  já que os primeiros produtos da marca foram pequenos motores a vapor.

Em 1958, a Vemag começou a fabricar no Brasil sedãs,  camionetes e um jipe,  com crescente índice de nacionalização.  Em 1967 foi produzido o Puma DKW, com carroceria em fiberglass e mecânica e chassis DKW-Vemag.

O Puma DKW foi o primeiro dos pumas. Nesse mesmo ano de 1967,  a Volkswagen adquire a Vemag.  E no final do ano encerra a fabricação dos carros com motores de dois tempos, já considerados antiquados.

Atualmente, milhares de saudosistas por todo o mundo colecionam motocicletas e automóveis fabricados pela DKW, que foi um marco na história automobilística.

 

Filme institucional de Jean Manzon sobre a DKW-Vemag,
no ano de 1964.

.

Clique aqui para ver o grupo Memória do Carro” no Facebook. E depois clique em “participar do grupo”. .

 

E aqui está o grupo Memória da Indústria. Os dois grupos foram criados por este portal.

.

Carros da DKW nos anos 1960 no Brasil

Carros da DKW nos anos 1960 no Brasil.

 .
.
.
Catálogo da produção da DKW nos anos 1960
.
.
E veja abaixo a publicação da “Revista da Semana” em 1958.
.
.
.
.
Clique aqui para ver outros destaques de hoje do Portal Memória Brasileira.
.
.
.

Comments

comments

Shares