Participe do grupo de memória de sua cidade no Facebook
Grupos de memória são muito importantes para preservar fotos, documentos ou vídeos antigos. E ainda incentivam a publicação e preservação de tudo o que poderia se perder com o tempo, e que seria muito importante para a história das cidades brasileiras.
Conheça os grupos já existentes de cidades paranaenses, encontre o de sua cidade e clique em “participar do grupo”. Clique aqui para abrir a lista de cidades com os links de acesso.
Cada cidade brasileira deveria ter um grupo neste modelo. É por este motivo que este portal criou muitos grupos de fotos antigas, esperando incentivar este trabalho de preservação da memória.
Clique aqui para ver outros exemplos.
Conheça também também a “Rede de Cooperação dos Grupos de Memória”.
Esta rede é uma forma de contribuição e troca de experiências entre os criadores e colaboradores de grupos de memória. Os participantes se ajudam, e recebem ou enviam fotos que sejam de interesse para outros grupos.
Objetivos:.
1 – Divulgação de todos os grupos através desta rede.
2- Divulgação dos grupos através do Portal Memória Paranaense
3- Promover a valorização e reconhecimento do trabalho dos criadores e colaboradores dos grupos.
4- Troca de experiências através do grupo “Rede dos Grupos de Memória”
Obs: Na “Rede dos Grupos de Memória” todo o apoio é colaborativo e gratuito. Contato pelo e-mail: portaljws@gmail.com
E aqui estão algumas dicas para você criar o seu próprio grupo de memória, com fotos ou vídeos antigos sobre sua cidade, ou qualquer outro tema.
1- Comece pesquisando se não há outro grupo de mesmo nome ou tema já existente, verificando na busca da sua página no Facebook. Se já existe um outro grupo com o mesmo assunto ou nome, o crescimento do seu novo grupo será muito mais difícil. Neste caso você pode optar por escolher outra linha diferenciada para o mesmo tema, ou ainda se oferecer para ser moderador daquele grupo que já está consolidado. Geralmente os criadores precisam de parceiros para ajudar a gerenciar os seus grupos.
2- Não deixe as publicações dos visitantes entrarem no grupo sem a sua aprovação prévia, para evitar a publicação de fotos inadequadas. Isso será feito nas configurações da página do Facebook, no momento da criação do grupo. Se ficar liberado, o grupo acabará em breve: Mais da metade das publicações será sobre outros temas, e com isso os seus participantes perderão o interesse.
3- Em caso de dúvidas, escreva para este portal pelo e-mail: portaljws@gmail.com
Aviso que pode ser copiado para usar como postagem fixa em novos gupos de memória.