Falha de comunicação derrotou candidato a prefeito em Curitiba
Vanhoni foi o vencedor na votação para disputar o segundo turno da Prefeitura de Curitiba, no ano 2000. Mas no Debate da Band Curitiba, Vanhoni caiu em uma pegadinha de Taniguchi. O uso seguido da imagem na campanha, no horário gratuito do TRE, desgastou a imagem de Vanhoni e garantiu a reeleição de Taniguchi. Veja abaixo o registro do fato em análise Gazeta no ano de 2012.
“Logo depois do primeiro turno, Vanhoni até aparecia na frente nas pesquisas eleitorais. No Datafolha de 5 de outubro, o petista tinha 56% das intenções de voto, contra 36% de Taniguchi. A diferença foi caindo nas semanas seguintes e, na véspera da decisão, os dois apareciam empatados com 46% cada.
“Pegadinha” do Procel
Há quem atribua esse recuo de Vanhoni a um deslize cometido no primeiro debate do segundo turno. Uma “pegadinha” de Taniguchi com a sigla Procel (Programa Nacional de Economia de Energia Elétrica) deixou o petista sem palavras. Desconhecendo o que era o Procel, Vanhoni ficou gaguejando atrás de uma resposta. O trecho foi replicado à exaustão nos programas eleitorais de Taniguchi. ( Gazeta do Povo em 2012) “