Fatos Históricos

O fim do “Ciclo do Café” na análise de Belmiro Valverde

O professor Belmiro Valverde , autor do livro “O Brasil não é para amadores”, resumiu nesta conversa, em 1998, como foi o fim do Ciclo do Café no Paraná. ..
Na segunda metade da década de 60, durante o governo Paulo Pimentel, Belmiro Valverde estava no Departamento de Trabalho, o equivalente a Secretaria de Indústria e Comércio de hoje, trabalhando com a geração de empregos. Foi o momento em que começou a erradicação do café, e a saída de paranaenses para outros estados.
.
..
Belmiro Valverde – A crise do café já estava se delineando há muitos anos, porque, no Brasil, a política de café, desde o acordo de Taubaté, no começo do século, sempre foi no sentido de administrar o comércio cafeeiro. Então, o governo fazia o chamado plano de safra, ou seja, comprava todo o café produzido e depois fazia a venda no mercado externo e também no interno.
O café que era entregue às torrefações era fornecido pelo IBC. Então, o que acontecia é que o café, em termos de produto, tinha um preço político. Quando um preço internacional subia muito por causa de algum evento, de geada ou outra coisa, o governo se apropriava disso através do chamado “confisco cambial”.
O governo ficava com a eufemisticamente chamada “cota de contribuição da cafeicultura”. Se a saca de café valia 200 dólares, o governo só pagava 120 à cafeicultura e ficava com 80. Em compensação, quando o café declinava de preço, a cafeicultura era apoiada pelo governo.
Em 1964, o Brasil já vivia um problema grande de estoques crescentes, pois tinha uma produção que crescia, crescia, e o mercado era mais ou menos inelástico. Quando houve o grande esforço anti-inflacionário, o Brasil tinha mais de 60 milhões de sacas estocadas para um comércio anual de 20, 20 e poucas.
Então, o governo militar resolveu levar a sério a questão da erradicação e criou uma série de estímulos para trocar café por agricultura temporária. Isso foi um grande baque para a cafeicultura paranaense, de 1965 até 1970. A cafeicultura perdeu muita vitalidade e, com a geada de 1975, entrou em declínio.
.
.

Professor Belmiro Valverde.

.

.
Crescia a pecuária no interior do Paraná e isso levava ao desemprego do homem do campo, que só tinha então a cafeicultura como atividade?
.
Belmiro Valverde – Exato. O café era uma cultura muito empregadora de mão-de-obra e foi substituído em um pedaço do estado pela pastagem, na região do Noroeste. Por exemplo, em Paranavaí, Rondon e Cidade Gaúcha, você via grandes extensões de terra que eram antes propriedade de cafeicultura e que haviam se deteriorado, inclusive por causa do solo. Elas não tinham condições de competitividade e viraram pasto. Por outro lado, as culturas permanentes, como a do café, foram substituídas pelas temporárias, como a do milho e da soja, que não eram ainda nenhuma expressão no estado. Então, começou expressivamente a haver um grande fluxo emigratório dos campos para as cidades, tanto do próprio estado quanto para outros.

.

Depoimento de Belmiro Valverde ao Projeto Memória Paranaense original.

.

Saiba mais sobre a história estadual no grupo “Memória Paranaense”, criado por este portal no Facebook. Clique aqui e ao abrir clique em “participar do grupo”.

.

Fotos da época da cafeeicultura no Paraná:

.

.

Café na região de Apucarana PR..

.

O trem cortando os cafezais do Norte do Paraná nos anos 1950..

.

Norte do Paraná.

.

Paisagem típica dos “carreadores” em meio ao café no Norte do Paraná..

.

Norte do Paraná.

.

.

.

.

..

.

.

Comments

comments

Shares