O antigo trem do mate em Sete Quedas
A primeira ferrovia do Oeste do do Paraná foi construída em 1913 para o transporte de mate. Era de bitola estreita, e com 22 quilometros de distância. E foi uma alternativa para transportar cargas por um terreno pantanoso, em que o Rio Paraná não era navegável, pela existência de Sete Quedas.
A ferrovia saia da cidade de Guaira, e tinha locomotivas a vapor. E foi abandonada em 1959, quando a atividade decaiu. A locomotiva que restou está em uma praça da cidade, fabricada há quase um século, na Alemanha. Em 1985 ainda existia o aterro coberto de mato, marcando a antiga ferrovia, mas os trilhos, vagões e locomotivas foram para uma fundição. Só restou a velha locomotiva da praça da cidade.
O transporte do mate, produzido na região, era a principal atividade da empresa “Mate Laranjeira”. Com a ferrovia, ficou mais fácil levar as cargas até Porto Mendes, onde era embarcada para o transporte pelo Rio Paraná.
Para saber mais, leia também o trabalho enviado por Fernando Straube. Clique aqui.
.
.Localização de Guaíra no Paraná.