A cheia de um pequeno rio fechou a ligação entre o Norte e Sul do Paraná em 1971
Com informações do Jornal Folha de São Paulo da época.
No ano de 1971 o Rio Barrinha transbordou e inundou um trecho da Rodovia do Café no Paraná. E com isso interrompeu a ligação principal entre o norte e o sul do estado. Este caso foi na altura do km 141, onde a água cobriu quase cem metros da pista, tornando o tráfego completamente inviável. Um total de 1.200 caminhões carregados com cereais, café, carne e outros produtos perecíveis ficaram parados na estrada por vários dias.
Diante desta situação, uma balsa foi improvisada por um proprietário de um posto de gasolina local, possibilitando a travessia de até quatro veículos leves por vez. Mas para o caso dos caminhões, pelo peso e tamanho, não houve como resolver até que as águas baixassem. Este fato foi notícia de importância nos jornais, rádios e na televisão paranaense. Equipes viajavam até o local com as antigas filmadoras de 16 milímetros para captar imagens das filas e do rio alagado. E também fotos para os jornais.
Este caso mostrou a fragilidade da infraestrutura rodoviária da época, diante dos desastres naturais, e a criatividade das comunidades locais em momentos de crise. Até este acontecimento não havia registro grave de inundação do rio no mesmo local. E a depois disso também não houve novos registros de paralização da estrada naquele trecho.