O Ferry-Boat de Guaratuba em 1960
A travessia da baía de Guaratuba pelo sistema de “ferry-boat” foi implantada em 1960, como uma solução de transporte para os moradores da cidade. Guaratuba diminuiu o seu isolamento, e começou a crescer. Antes disso o acesso dos moradores de Guaratuba ao balneário de Matinhos e Curitiba era muito precário. Era preciso dar a volta por Garuva em Santa Catarina, usando uma estrada simples de terra, que ficava intransitável quando chovia.
O asfalto só chegou em 1966. Outra opção, mais rápida, era fazer a travessia por grandes embarcações, operadas por lanchas da Empresa Balneária. Quando o Ferry Boat foi inaugurado, a travessia virou uma atração turística. A viagem passou a ser feita por um grande barco de madeira, capaz de transportar 12 carros e 100 pessoas. Este primeiro barco foi construído pelo imigrante português João Lopes Rodrigues, com motor e material doado pelo Estado. O governador da época e uma centena de convidados fizeram um passeio pela baía nesta embarcação, no dia em que foi inaugurada.
.
Em 1966, o barco foi substituído por um ferry boat chamado “Iguassu”, que tinha capacidade para 20 veículos. Depois vieram as embarcações “Tibagi” e Ivaí, com capacidade para 24 carros. E em 1981 entrou em operação a “Guaraguaçu”, já com capacidade para 48 carros e até 300 pessoas. Depois ainda vieram a “Nhundiaquara” e a “Piquiri”. E em 1996 o transporte na travessia da Baía de Guaratuba foi concedido a Empresa F. Andreys .
E veja o vídeo histórico, produzido com apoio deste portal, na TV Band Paraná em 2018.
.




