Memória

O alto-falante foi o primeiro meio de comunicação popular do passado

 

Os chamados serviços de alto-falantes já foram comuns nas cidades brasileiras. Antes da popularização das rádios locais, nos anos 1950, era por este meio que as pessoas ficavam sabendo das notícias de sua comunidade.

A maioria tinha horários de funcionamento apenas na manhã e ao entardecer. E a vizinhança era obrigada a conviver com o barulho, e até se acostumava. Com a chegada das emissoras locais de rádio, os alto-falantes foram desaparecendo. Mas sobrevivem ainda em pequenas localidades que não tem emissoras de rádio.

Nas fotos antigas das cidades brasileiras é fácil localizar os alto-falantes, geralmente em postes de madeira com três alto-falantes, um para cada direção. As sedes destes pequenos serviços geralmente precisavam apenas de um cômodo com mesa, microfone e um ou dois toca-discos.

Alguns destes serviços também faziam retransmissões colocando um rádio de ondas curtas diante do microfone, em alguns horários. Era comum a retransmissão, por exemplo, da ave maria das seis horas da Radio Aparecida do Estado de São Paulo. E a propaganda das lojas da cidade ajudava a manter a programação.

 

 

 

 

Alto-Falante utilizado na campanha política de 1974 no Paraná. Foto publicada por Clóvis de Almeida.

 

Modelo moderno de torre utilizada em pequenas cidades.

 

 

 

 

 

 

Comments

comments

Redação Memória Paranaense

Este portal foi criado pelo jornalista José Wille no ano de 2018.

Shares