Memória das Cidades

Como contribuir com a preservação da história de sua cidade?

A foto acima é de Tunas do Paraná, por volta dos anos 1950.

Este portal tem como principal objetivo estimular a preservação da história das cidades brasileiras. E para isso traz muitas orientações para quem se interessa pelo assunto, usando o Facebook.

1- Sua cidade tem um grupo de fotos antigas? Procure no Facebook pelo nome da cidade. Se encontrar, clique em “participar do grupo”. E se não tiver clique aqui para ver como criar um grupo.
2- Como encontrar fotos antigas de sua cidade?
a – Use o Google imagens e digite o nome de sua cidade, que pode ser acompanhado de palavras como: foto, retrato, antiga, vídeo, etc. Salve as imagens interessantes e publique no grupo de sua cidade.
b- Você pode encontrar fotos atuais de sua cidade pelo Google Maps. Clique aqui para saber como funciona.
c- O YouTube sempre tem vídeos sobre as cidades. Abra a página clicando aqui e depois digite o nome de sua cidade em “pesquisa”.
d- Pesquise também no acervo do IBGE. Encontre dados, texto e imagens sobre a sua cidade no acervo. Clique aqui para abrir o site e depois preencha com as palavras texto ou fotos, de acordo com o seu interesse. E o nome da cidade.
e -Pesquise também nas páginas da prefeitura da cidade, escolas, museu, igrejas, etc. Existem blogs também sobre estes temas em muitas regiões, que podem ser encontrados na busca do Google.

f -Peça a ajuda de amigos e parentes. Muitos tem albuns ou caixas de fotos antigas que podem ser copiadas em fotografias ou scanner. Se estas fotos não forem copiadas e salvas agora, vão se perder com o tempo.

Clique aqui para encontrar os grupos já existentes nas várias regiões do Brasil, criados por este portal. Escolha os que forem de seu interesse. E depois clique em “participar do grupo”.

E aqui estão os grupos das cidades do Paraná já criados ou catalogados por este portal.

f

Comments

comments

Shares