Filme traz a história de FHC como político, sociólogo e professor

 

O trabalho e o pensamento de Fernando Henrique Cardoso é o tema do documentário O PRESIDENTE IMPROVÁVEL, de Belisario Franca (“Menino 23”, “Soldados do Araguaia” e “Amazônia Eterna”), que estreia nas cidades Rio de Janeiro, São Paulo, Brasília, Salvador, Curitiba, Manaus e Belo Horizonte.
Por meio de conversas com diversas personalidades brasileiras e estrangeiras do meio político, intelectual e cultural, Fernando Henrique fala sobre sua trajetória desde a juventude militante, passando pelos estudos e trabalhos como sociólogo, até chegar à presidência do Brasil, e sua carreira depois que saiu do cargo, no começo de 2002.
Prestes a completar 91 anos, em junho, FHC conversa, no longa, com figuras como Gilberto Gil, Manuel Castells, Bill Clinton, Celso Lafer, Gilda Gouveia, José Gregori, Pedro Malan, Raul Jungmann, Boris Fausto, Nelson Jobim, e até Bill Clinton, por vídeo conferência. A partir desses diálogos, o documentário relembra a carreira do biografado, ilustrada também por fotos e imagens de arquivo.
Com produção assinada pela Giros, O PRESIDENTE IMPROVÁVEL cumpre, entre outras coisas, a função de levar às novas gerações o pensamento e a história de Fernando Henrique, autor de livros como “Dependência e desenvolvimento na América Latina: ensaio de interpretação sociológica”, escrito em coautoria com Enzo Faletto, e lançado, no Brasil, em 1970, quando estava no exílio.
Sinopse
Fernando Henrique Cardoso é um caso único no Brasil e raro em qualquer lugar do mundo: um intelectual consagrado no meio acadêmico que também teve a oportunidade de governar seu país. Sua dupla eleição à presidência, em 1994 e 1998, representou o ápice de uma carreira dedicada ao casamento entre dois princípios fundamentais e complementares: a busca por compreensão do intelectual e a busca por conciliação do político. Dois princípios que se materializam na palavra diálogo.
Partindo dessa premissa, O PRESIDENTE IMPROVÁVEL é um documentário que apresenta a vida e o pensamento de Fernando Henrique Cardoso em uma série de diálogos do ex-presidente com grandes personalidades do Brasil e do mundo. Ao longo de 100 minutos, conversas sobre democracia, política, economia, relações internacionais, sociologia, educação, meio ambiente, comportamento, cultura e outros temas se misturam a memórias do passado evocadas tanto por FHC quanto por seus interlocutores. -Liberação de Imprensa

 

Trailer

 

 

 

 

 

 

 

Comments

comments

Shares