Como foi o início da Rádio CBN em Curitiba

A Rede CBN foi criada pelo Sistema Globo de Rádio em 1991 e chegou a Curitiba em 5 de maio de 1995, integrando o grupo paranaense Inepar. Foi a primeira rádio exclusivamente jornalística em FM do Paraná, em uma época em que essa faixa era apenas musical. A primeira dificuldade em Curitiba foi consolidar-se em um mercado sem tradição de radiojornalismo isento, trazendo um modelo moderno de informação.
Inicialmente, a CBN transmitia em 550 AM e 90,1 FM. Foi a primeira emissora do Paraná com áudio na internet, a partir de 1996. Em 2003, a emissora criou o primeiro portal de rádio paranaense com jornalismo atualizado e podcasts, armazenando e disponibilizando todos os debates, entrevistas e comentários. Porém, todo esse importante acervo histórico acabou se perdendo por descaso na fase iniciada em 2013.
Outra inovação, ainda em 1995, foi o lançamento de um canal de áudio na NET Curitiba (TV a cabo), tornando-se também a primeira a oferecer essa opção no Paraná: o rádio na TV, que permitia ouvir esta rádio de notícias pela televisão.
Houve um grande investimento inicial do grupo Inepar na compra de novos transmissores e de uma nova antena que, à época, fizeram da CBN a FM mais potente do Paraná, com 110 mil watts. Mesmo assim, os primeiros anos foram de grandes dificuldades comerciais para a CBN Curitiba, por ser uma novidade no mercado.
A profissionalização e a consolidação vieram somente quando o Grupo J. Malucelli comprou a Rádio CBN, dando novo impulso à emissora, a partir de 2004.
Nesse mesmo ano, a Rádio Globo 670 AM, lançada com a programação do Sistema Globo de Rádio em Curitiba em setembro de 2003, foi transferida para a sede da CBN.
Em 2013 a equipe que coordenava a rádio desde o início, saiu em protesto contra um diretor que tentou impedir a divulgação do caso de assédio de um ex-político e comentarista esportivo da emissora contra uma estagiária.
A seguir a rádio entrou em queda de audiência, e a programação da CBN acabou sendo transferida pela rede nacional para um outro grupo que já tinha a CBN Londrina desde os anos 1990.
Imagens da Rádio CBN Curitiba na fase inicial. Gravação de dezembro de 1996.
Veja abaixo o folder antigo da CBN Curitiba 90.1 FM, aqui com as atualizações dos dados:
Um novo conceito de notícia
Texto da Agência de Publicidade da época.
Criar a necessidade de consumo de um determinado bem ou serviço é sempre uma atividade mercadológica complexa, que exige grandes esforços por parte da organização, para que se concretize de modo eficaz. Este estudo de caso mostra os revezes deste processo através da demonstração dos passos seguidos pela Rádio CBN-Curitiba na criação do hábito de escutar notícias em rádios FM em Curitiba.

Foto: Luiz Geraldo Mazza, comentarista e José Wille, âncora e diretor de jornalismo
Histórico
A CBN-Curitiba entrou no ar em cinco de maio de 1995, por iniciativa dos empresários Atilano de Oms Sobrinho e Mário Celso Petráglia, da empresa paranaense Inepar, a qual já possuía uma emissora FM e uma AM na cidade. Em FM era uma emissora de Rock e em AM uma programação popular, mas as duas eram defi citárias na época.
Inicialmente, quando aderiu à rede nacional, a CBN-Curitiba transmitia em 550 AM e em 90.1 FM, tendo sido a primeira emissora do Paraná com áudio na internet a partir de 1996. Trazer a programação nacional da CBN foi uma sugestão do jornalista Euclides Oliveira, o primeiro diretor geral da emissora, com José Wille na direção de jornalismo. O primeiro programa foi apresentado pelos jornalistas José Wille e Luiz Geraldo Mazza, que até hoje permanecem na emissora, com um programa diário que corresponde aos maiores índices de audiência da programação da rádio.
Para se manter na vanguarda, acompanhando a evolução dos canais de comunicação, em 1995, a CBN Curitiba lançou a opção de um canal de áudio na NET Curitiba, na TV a cabo, sendo também a primeira a criar esta opção no Paraná. Em 1999, a então Rádio 550 AM, que também retransmitia a programação, foi vendida e a CBN Curitiba ficou no ar só em FM.
Em 2003, a CBN criou o primeiro portal de rádio do Paraná, com jornalismo atualizado, áudio on line e podcast, armazenando e disponibilizando todos os debates, entrevistas e comentários de forma permanente.
Foi uma fase de grandes dificuldades até 2004, quando o empresário Joel Malucelli comprou a Rádio CBN-Curitiba
e deu novo impulso à emissora, com administração profissionalizada, e ações voltadas à modernização de seus processos, as quais puderam aproximar a rádio de seu público-alvo, o que permanece como linha diretiva até os dias atuais.

Desafio e Estratégia
O desafio definido pela direção da rádio desde a sua criação consistia em “tornar a CBN-Curitiba indispensável ao seu público-alvo”. Para tanto seria fundamental transformar a notícia em algo que fosse de fácil assimilação por pessoas de diferentes classes sócio-econômicas, trazendo ao ouvinte uma percepção clara acerca da realidade paranaense, brasileira e mundial em diferentes campos de conhecimento.
Para atingir e fidelizar um público mais amplo, a estratégia adotada pela rádio desde o início de suas operações foi a ampliação do acesso à informação através da simplificação e clareza da notícia, dando-lhe uma roupagem simples, que tivesse um caráter educativo, extrapolando o conceito de comunicar e atuando dentro da linha de desenvolvimento crítico dos ouvintes.
O início das operações da rádio em Curitiba pouco lembra os bons resultados atualmente alcançados pela emissora. Para que
pudesse tornar-se “indispensável aos seus ouvintes”, a criação do hábito de escutar notícias em rádios FM foi o primeiro desafio
enfrentado pela emissora. Transmitir só notícias era uma opção inexistente em uma emissora FM em Curitiba, sendo que as poucas
que o faziam limitavam-se em retransmitir boletins informativos elaborados em São Paulo. As emissoras faladas eram todas AM
naquela época e dedicavam-se apenas aos programas populares e policiais, com coberturas políticas dirigidas, de acordo com os
grupos políticos dos proprietários.
Já as FMs eram todas musicais, e em particular a alteração da faixa de sintonia de uma rádio jovem irreverente, a então “Estação
Primeira”, reconhecida como a “Rádio Rock de Curitiba” para uma rádio de perfil crítico, analítico e responsável representou uma
incontestável quebra de paradigmas. Assim a CBN-Curitiba tornou-se a primeira emissora FM do Paraná exclusivamente jornalística
e isenta, com 24 horas de notícias e sete horas de programação local, com uma fórmula ágil que permanece até hoje, adaptada ao
público curitibano: “Jornalismo imparcial, analítico e sempre à frente”. Desta forma é válido dizer que a CBN-Curitiba pagou o preço do pioneirismo e enfrentou dificuldades iniciais no mercado, até provar a incontestável força do radiojornalismo.
Outro desafio enfrentado durante o processo de implantação da estratégia consistiu na definição do nicho de mercado ao qual
a rádio estaria direcionada, o que até então não havia sido claramente identificado, dificultando a definição das estratégias
a serem implementadas. Desta forma, a definição de um público-alvo claro passou a ser um pré-requisito para o sucesso
da empresa, possibilitando que a mesma pudesse “criar raízes” localmente. Assim, inicialmente a rádio posicionou-se, para
simplificar o entendimento, como a “Emissora do Gerente”, com um nicho de mercado específico, voltado a um público mais
esclarecido, que poderia compreender facilmente a nova linguagem. Desta forma, a definição de um público-alvo nas classes
A e B auxiliou na definição do formato da programação e a pensar os próximos passos de atração de patrocinadores e das
estratégias de fidelização do ouvinte.
Assim a CBN-Curitiba tornou-se a primeira emissora FM do Paraná exclusivamente jornalística e isenta, com 24 horas de notícias e sete horas de programação local, com uma fórmula ágil adaptada ao público curitibano: “Jornalismo imparcial, analítico e sempre à frente”.
CBN-Curitiba – Um novo conceito de notícia
Resultados:
Após um início difícil da rádio no mercado, hoje a CBN-Curitiba é a mais importante rádio do Paraná, com a audiência em constante crescimento.
Ao longo de sua História, a CBN Curitiba recebeu os seguintes prêmios de mídia:
• Selo CASEM – apoio aos projetos de responsabilidade social desenvolvidas pelas empresas do PR
• Prêmio Aberje 2000 Sul – Mídia do Ano em Comunicação Empresarial – Rádio
• Prêmio Aberje 2000 – Categoria Mídia do Ano em Comunicação Empresarial
• Prêmio Top de Marketing 1997 – ADVB-PR (***)
• XII Prêmio Volvo de Segurança no Trânsito – menção honrosa na
categoria “Imprensa” – 2001
• XX Prêmio Colunistas Paraná, 1996 – Prêmio “Sérgio Mercer”
(*) – Prêmio da Associação Comercial do Paraná – Conselho da Ação Social Empresarial
(**) – Prêmio da Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (Aberje)
(***) – Prêmio da Associação dos Dirigentes de Venda e Marketing do Brasil (ADVB)
A evolução dos resultados alcançados em audiência pela rádio, a observação dos prêmios conquistados e a notoriedade conquistada pela emissora em Curitiba demonstra que a definição de uma estratégia bem focalizada, com um público-alvo bem identificado, traz muitos benefícios que permitem reverter os mais complexos cenários enfrentados pelas empresas em diferentes segmentos de atuação.
A mais ouvida nos Automóveis
Todas as Classes, +25 anos, Todos os sexos, Todos os Dias entre 6 e 19 horas.
Fonte: IBOPE
Texto da agência de publicidade da época.

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